LAFAIETENSE COM ORGULHO

LAFAIETENSE COM ORGULHO
CONSELHEIRO LAFAIETE COM ORGULHO

domingo, 12 de junho de 2011

PABLO NERUDA

De El hondero entusiasta
Amigo, não morras.
Ouve estas palavras que me saem ardendo,
E que ninguém diria se eu não te dissera.
Amigo, não morras.
Eu sou o que espera na estrelada noite.
O que debaixo do sangrento sol poente te espera.
Olho os frutos cair na terra sombria.
Vejo as gotas de orvalho dançando na erva.
Na noite o espesso perfume das rosas
quando  dança a ronda das sombras imensas.
Sob o céu do sul, o que te espera quando
o ar da tarde como uma boca beija.
Amigo, não morras.
Eu sou o que cortou as grinaldas rebeldes
para o leito selvagem fragrante a sol e a selva.
O que trouxe no braço jacintos amarelos.
E rosas desgarradas. E papoulas sangrentas.
O que cruzou os braços para te esperar, agora.
O que rompeu os seus arcos. O que vergou suas flechas.
Eu sou o que guarda nos lábios o sabor das uvas.
Racimos esfregados. Mordidas vermelhas.
O que te chama desde as alturas brotadas.
Eu sou o que te deseja na hora do amor.
O ar da tarde vibra os ramos mais altos.
Ébrio, meu coração, debaixo de Deus, cambaleia.
O rio desatado rompe às vezes a chorar
Sua voz se adelgaça e se faz pura  e trêmula.
Retumba, entardecida, a queixa azul da água.
Amigo, não morras!
Eu sou o que se espera na estrelada noite,
Sobre as praias áureas, sobre as douradas eras.
O que cortou jacintos para o teu leito, e rosas.
Estendido entre as ervas, eu sou o que te espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário